domingo, 26 de abril de 2020

Devocional Diário - Gênesis 50


  • Minha leitura Bíblica de hoje:  
Gênesis capitulo 50
  • Hoje quero agradecer por:
Agradeço a comida de agradável sabor. O fato de ter um coração capaz de amar
  • Pedidos de oração:
Livrar as pessoas dos vícios.
Ser grato.
Harmonia.
Transformação.
O que eu li:

"Então José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele, e o beijou.
E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.
E cumpriram-se-lhe quarenta dias; porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.
Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:
Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, te peço, que eu suba, para que sepulte a meu pai; então voltarei.
E Faraó disse: Sobe, e sepulta a teu pai como ele te fez jurar.
E José subiu para sepultar a seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito.
Como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus meninos, e as suas ovelhas e as suas vacas.
E subiram também com ele, tanto carros como gente a cavalo; e o cortejo foi grandíssimo.
Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram um grande e dolorido pranto; e fez a seu pai uma grande lamentação por sete dias.
E vendo os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: É este o pranto grande dos egípcios. Por isso chamou-se-lhe Abel-Mizraim, que está além do Jordão.
E fizeram-lhe os seus filhos assim como ele lhes ordenara.
Pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura de Efrom, o heteu, em frente de Manre.
Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito, ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai.
Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:
Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.
José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.
E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito."
  • Lições que aprendi:

  1. Quando morre alguém próximo de nós, precisamos de um longo tempo para lidar com o pesar. Chorar e compartilhar nossos sentimentos ajuda-nos em nossa recuperação.
  2. Permita-se a si mesmo e aos outros a liberdade de lamentar a perda de um ente querido, e de a si mesmo tempo suficiente para completar esse processo de aflição.
  3. Aproveite cada oportunidade para provar que é confiável, até nos pequenos detalhes.
  4. O perdão de José foi completo. Ele demonstrou como Deus graciosamente nos aceita, embora não mereçamos. Porque Deus nos perdoa até quando nós o ignoramos ou rejeitamos, deveríamos graciosamente perdoar os outros.
  5. Deus torna mal em bem para aqueles em que Nele confiam.
  6. Deus prevalece sobre as más intenções das pessoas para realizar seus propósitos.
  7. A fé é como um músculo - desenvolve-se com exercício, ganha força com o tempo.
  8. Deus é conosco apesar de nossas imperfeições.
  9. Aprendemos que precisamos passar por todas as fases da vida, sem negar suas sensações. José estava triste, portanto chorou. Devemos fazer o mesmo, pelo tempo necessário. Só assim, somos capazes de seguir em frente.  
  10. Deus havia restituído José de tudo o que foi tirado de José. Não havia amargura, rancor ou ódio em seu coração. Ele tinha recebido o favor de Deus.
  11. Devemos deixar as marcas do passado, para trás. Liberar perdão, viver livre, procurar enxergar o propósito de Deus, estas devem ser as nossas atitudes sempre. Assim não apenas a nossa alma, mas todo o nosso corpo viverá bem e saudável.
  12. A culpa transforma o homem em covarde. 
  13. Deus nunca falha em manter a Sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário