domingo, 26 de julho de 2020

Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?

Mateus 9.1-8
Entrando no barco Jesus passou para outra margem do lago e foi para sua cidade. Apresentaram-lhe então um paralítico deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham; Jesus disse ao paralítico: coragem filho, teus pecados estão perdoados. Então,  alguns escribas pensaram. Este homem está blasfemando. Mas Jesus conhecendo seus pensamentos disse a eles: Porque tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil  dizer? Os teus pecados estão perdoados ou levanta-te e anda? Pois bem, para que saibais que o filho do homem tem na terra o poder para perdoar os pecados disse então ao paralitico: Levanta-te, toma tua maca e vai para casa. O paralítico levantou-se e foi para casa. Vendo isso a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos.

Esse episódio do paralítico é muito parecido com nossas paralisias. Nós temos fraquezas, muitas vezes nos sentimos incapazes de prosseguir. Mas nos lembra também de nossos amigos que nos apresentaram ao Senhor.
A paralisia deste homem é semelhante aquele que não tem Deus. Aquele que está paralisado no pecado. Paralítico na fé. 
Jesus tem o poder para perdoar os pecados.  O pai é perdoador. 
Se comprometa, faça um voto com Deus. Prometa, por hoje eu não vou pecar. Por hoje sim,eu vou ser santo.
Deus deseja que nos aproximemos cada vez mais dele em espírito e em verdade. Deus quer que nós sejamos instrumentos dele.  Quer que nós sejamos canais de luz para as pessoas que estão nas trevas.
O que nós temos pensado? O que há em nosso coração que se traduz em Pecado?  em mal?
Nos corrijamos. Nosso interior, nossas atitudes. Não fiquemos presos as coisas desse mundo. Vamos dar um passo a mais.
Pense antes de falar, antes de agir. Busca intimidade com Deus. Assim, você errará menos. Peça a Deus a calma, a paciência, a paz, para podermos agir com equilíbrio, agir de uma maneira sadia.
Agir de maneira para contribuir e não destruir. Para edificar e não arruinar as coisas, as pessoas.
Não cultive coisas ruins dentro de você. Nosso Senhor nos convida ah alimentarmos e produzir coisas novas dentro do nosso interior, do nosso coração.
Devemos animar as pessoas, dar esperança, alegrar as pessoas.
Peça a Deus que ilumine seus pensamentos, que torne puro seu coração. Cultive bons pensamentos. Seja Santo. 
Que Deus nos transforme ao ponto que nosso exterior transmita toda essa pureza. 

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Liberdade interior


Ser livre é um projeto que nunca termina. Nós nunca estamos totalmente libertos. A antropologia cristã nos ensina que a nossa liberdade interior precisa ser treinada diariamente, porque é um dom. Um dom que pede uma tarefa. Deus nos deu a liberdade como um dom. Todos nós recebemos. Agora ser livre é outra coisa. É como você ter uma planta que precisa crescer mediante o cuidado que temos com ela. Quando você rega. Quando você aduba. Para que todo aquele potencial que há na semente se desenvolva e aquela semente possa tornar-se a árvore que potencialmente existe ali dentro.

A mesma coisa é a liberdade. Poder dizer: Hoje livre estou. É você assumir que você está em um processo de libertação da própria liberdade. Deus está presente conosco o tempo todo. Nós somos responsáveis por aceitar ou não essa presença na nossa vida. Deus não nos invade. Deus nos dá todas as graças mas ele não força a gente a recebe-las. A diferença de um ser humano para todos os outros é justamente a coragem de acolher a graça de Deus. Colocar pra trabalhar tudo aquilo que Ele nos enviou como um dom. É você permitir que a semente avance no seu crescimento. É você regar diariamente essa semente recebida, esse dom recebido para que Ele se torne um fruto.

A liberdade interior talvez seja o valor máximo que um ser humano poderia experimentar. Ser livre interiormente facilita tudo. Até mesmo nossa capacidade de administrar o sofrimento. Muitas vezes nós sofremos porque somos apegados. Nós não somos livres. Há o apego a objetos, emprego, sucesso, pessoas... Assim há uma privação de viver a liberdade pessoal. Aí começa a sofrer.

O ciúme é um apego desordenado a uma pessoa, a uma situação, a um objeto. Nós nos apegamos a situações e até a imagem que temos. Tem gente que não aceita o processo do envelhecimento porque tem um apego a imagem que tinha na juventude. Falta de liberdade interior nos faz ficar cada vez mais apegados.

A liberdade espiritual é uma dádiva do ponto de vista espiritual ou afetivo que o ser humano pode experimentar. A partir do momento que eu sou um homem livre, eu começo a me interpretar de um jeito certo. Eu começo a olhar pra mim com devido respeito, com a devida reverência. Começo a olhar para o outro também permitindo essa liberdade. Porque quem é livre faz questão de provocar a liberdade em quem encontra.

Apesar de todas as restrições que estão ao nosso redor, a vida pode ser bonita, pode valer a pena, pode ser interessante. Quando você permite que a graça de Deus lhe alcance com todas as suas possibilidades, com todas as suas consequências. Você começa a adentrar um território de mais leveza. Você começa a deixar pra trás os pesos que às vezes fazemos questão de levar. Insistimos em levar fardos que não acrescentam nossa vida em nada.

Não pode ser livre aquele que se amarra em fardos. Não pode descobrir a graça da liberdade interior aquele que se apega a situações, a pessoas, a coisas...  É por isso que o convite de Jesus a todos aqueles que se aproximam é para que você venha e abra mão de todos os seus contextos para descobrir o contexto dEle. A partir do momento que você se apresentar a Ele, Ele fará uma grande obra na sua vida.

Até quando alguém morre na nossa vida, se a gente não se liberta para compreender a perda , não superamos o luto nunca. Ficamos amarrados a dor por 10, 20, 30 anos... 

Quando nós permitimos que Deus haja na nossa vida. Quando ele nos ajuda a viver o desapego, até mesmo daqueles que nós amamos, para permitir partir. Ou para restabelecer aquela memória de um jeito novo. Precisamos entender que todo mundo vai passar pela dor da perda de alguém que amamos e a vida de quem ficou não pode terminar na hora em que o outro morre. Porque senão não se faz justiça a vida que você ainda tem .

A liberdade interior também ajuda a dar adeus, a perder. E quando você perde muito na vida, mas não perde a confiança em Deus, a vontade de viver, glorifica a Deus em todos os momentos. Você tem o direito de dizer que é livre.

" É para sermos verdadeiramente livres que Cristo nos libertou. Permanecei pois firmes e não vos deixei sujeitar de novo ao jugo da escravidão"
Gálatas 5.1

O processo não termina no momento em que ficamos livres. Ao ser liberto, ao dar um passo em direção a liberdade interior, é preciso zelar para que as situações não venham nos oprimir novamente. Porque todas as situações que nos escravizam continuam. Para chegar ao contexto dessa libertação, teremos que lutar diariamente e buscar os recursos que a vida pode nos oferecer para que exista condição de chegar a superação da perda, do luto...

O que nos liberta? Quem pode nos tirar do sofrimento?  
São as nossas convicções. Nossa fé. É o que a gente pensa que nos liberta. É a palavra que ilumina a nossa consciência que é capaz de nos libertar. Se a libertação ainda não chegou a sua vida, busque a Deus, leia a Bíblia. Não seja mais escravo de si mesmo, seja por ciúmes, mesquinharias, apego... Seja iluminado pelo pensamento que liberta, que é a palavra de Cristo. Transforme o seu jeito de ser, de viver, de interpretar o mundo, de tratar as pessoas.

É isso que nos liberta. Nós vivemos em um tempo de tantas escravidões. Do preconceito, do desrespeito, da crueldade. Tudo porque falta uma mentalidade que nos liberte. Que nos dê condições de olhar para o outro com um pouco mais de amor. De ter respeito pelo outro. De não tratar o outro com descrédito. Falta libertação da nossa mente. Abandonar a escravidão dos nossos preconceitos. Das nossas arrogâncias e buscar a mentalidade de Jesus em nós.

Jesus teve problema com os religiosos do seu tempo, porque estes estavam escravizados pela lei, que lhes dava o direito de desprezar pessoas, de menosprezar pessoas. Não é possível admitir um discurso religioso que lhe dá o direito de desprezar o irmão por mais errado que ele esteja vivendo.

A força do Evangelho, a libertação que ele provoca em nós, é justamente para que tenhamos condições de superar as nossas mazelas, ir ao encontro dos que precisam de nós e estabelecer comunhão com eles ainda que eles continuem diferente de nós. Cada um assume a regra que escolheu para viver.

Muitas vezes temos conflitos com os outros porque estamos muito apegados a nós mesmos. Nós não nos trabalhamos para liberdade. Porque a partir do momento que eu levo a sério a liberdade que Jesus provoca em mim eu vou fazer de tudo para que o outro seja livre também. Mas de maneira amorosa, de maneira solidária. Eu não vou impor a ele meus fardos. Vou fazer de tudo para lidar bem com minhas transformações. Assim me permitindo perder com mais sabedoria e abrir os olhos para os ganhos também. 

A liberdade interior vai colocando você em paz com a vida. Você vai ficando mais leve para conviver. Você vai percebendo o que realmente importa, onde é que você tem que por o seu empenho.

É na cabeça que tudo acontece. Quando Deus entra na minha mentalidade. Quando Deus modifica o meu jeito de olhar para mim, meu jeito de olhar para o mundo, Ele vai modificar naturalmente meu jeito de olhar para aqueles que estão ao meu lado. Ele vai modificar o jeito como olho para minhas restrições , para minhas perdas. Alcançaremos a paz apesar de tantas dificuldades e poderemos sorrir e dizer :
A vida está valendo a pena. Porque Deus está me ajudando a fazer valer a pena.

Pe Fábio de Melo

quarta-feira, 20 de maio de 2020

AMOR PRÓPRIO



Boa parte dos nossos conflitos está ligada a nossa falta de reflexão. Não refletimos muito a vida que a gente vive e por isso vivemos a vezes de maneira equivocada e errada. Sempre que nós colocamos uma boa dose de reflexão na nossa vida, no nosso dia-dia, purificamos muito os nossos excessos.

A pior solidão é a do pensamento, é quando não temos alguém para "pensar" junto com a gente. Compartilhar nossos pensamentos. Posso ter alguém do meu lado, mas se não participa da minha vida é a mesma coisa que estar sozinho. As vezes você pode viver com uma pessoa, dormir com uma pessoa e mesmo assim se sentir solitário. 

O amor é uma experiência humana que temos mas que não nasce em nós. Pela fé que nós temos, a antropologia cristã nos ensina que até o amor com que a gente ama nos foi dado por Deus. Eu não amo porque tenho recursos para amar. Amo porque sou uma criatura amada. Sou fruto de um amor. Por mais que eu erre na minha vida, que eu tenha pecados na minha vida. Nada disso apaga a experiência do amor de Deus em mim.

Todo ser humano é um depósito deste amor divino. O amor próprio, em um primeiro momento, é uma experiência do amor em mim. O amor me habita. Eu sou um território do sagrado. A minha dignidade é uma expressão deste amor de Deus em mim.

Eu não tenho como abrir mão do amor que Deus tem por mim. Muitas vezes quando nós temos uma vida de erros, Deus não deixa de nos amar, mas a pessoa não consegue perceber o amor de Deus nela. Os erros tem esse poder, não de apagar o amor, mas de ofuscar o amor de Deus.

A primeira experiência do amor é amor em mim. Eu tenho esse amor em mim. eu sou capaz de amar alguém, porque Deus me amou antes.
O amor próprio se desdobra também em amor por mim. Ao reconhecer o amor que está em mim, eu ofereço esse amor a todas as circunstâncias da minha vida. Eu ofereço ao outro, mas antes disso, precisei oferecer a mim mesmo.

A experiência do cuidado. Eu quando me amo, me cuido. Eu me reconheço como um território sagrado. O amor em mim está intimamente ligado ao amor por mim. Aquele amor que esta em mim, que me foi dado pelo céu, por Deus, me move na direção do amor por mim, que vai se expressar no cuidado.

No primeiro momento nós temos o amor em si. Ele enquanto realidade irrenunciável . Já o amor por mim, o esforço que eu faço já potencializa aquilo que estava em mim anteriormente. Devemos trabalhar para que a nossa vida seja sempre uma experiência amorosa, até mesmo para reconhecermos nossas fraquezas. Quem se ama tem mais facilidade de reconhecer-se fraco, porque reconhecer a fraqueza não é uma vergonha. Reconhecer a fraqueza é uma forma de fortalecer o nosso eu para a superação destas.

Se eu exercito o amor por mim, eu consigo identificar na minha vida tudo aquilo que fragiliza e que esconde o amor que está em mim. Crie um cotidiano que favoreça fazer brilhar o amor que está em você através do amor próprio. 

Toda vez que você se empenha para superar um defeito seu, você está trabalhando por você e porque está trabalhando por você faz brilhar o amor que está em você.

O amor próprio funciona como uma imunidade que vai proteger o amor que está em você. Nada nem ninguém consegue derrubar o amor que está em você. Onde existe uma criatura lá está o amor.

Uma criatura que é amada por Deus precisa ser amada por mim também. O amor por mim me move em direção ao amor ao outro. Mas antes é uma experiência pessoal de amor. É o amor por mim que me dá condições de amar o outro.

Pe Fabio de Melo



Eu posso ir além de onde estou. Você ainda não alcançou tudo que pode alcançar como pessoa. Tantas virtudes a nossa espera, tantas coisas bonitas a serem vividas. E a gente não vive porque a gente não chega lá. Muitas vezes ficamos paralisados pelos acontecimentos. As vezes nos acontece uma coisa ruim e ficamos meses parados no que foi ruim. Não viramos a página, não damos continuidade a vida aí perdemos a oportunidade de aproveitar o viver.

Quando eu permito que os acontecimentos ruins sirvam apenas como uma escada para alcançar lugares mais altos, eu estou fazendo justiça ao sofrimento que me ocorreu. Entretanto, se eu fico nivelado nele, eu não alcanço absolutamente nada do que ele pode me propor. É por isso que a gente tem que ficar muito atento aos sofrimentos que a gente tem passado, experimentado. As perdas que vivemos. Porque tudo isso pode servir para nós como uma escadaria que nos leva para "cima".

A proposta de Paulo de buscar "as coisas do alto", está intimamente ligada a nossa vocação de buscar mais a Deus. Jamais conseguiremos alcançar essas "alturas" se a gente ficar preso a tudo que é mesquinho em nós.

Quanto mais a gente se afasta de Deus, maior é a incapacidade de perceber as regras do bom senso e aí nós vamos ficando aquelas pessoas insuportáveis. Porque nem mesmo os atributos humanos que deveriam facilitar a nossa vida social estão prevalecendo em nós.

Devemos caminhar na direção de uma fé que se expressa pela confiança. Apesar de não entender nada do sofrimento que agora nos ocorre, mas mesmo assim confiar em Deus. Apesar de não ter ideia de porque essa dor chegou e onde ela vai chegar. Confiar que Deus cuida de nós a todo momento.

Experimente a presença consoladora de Deus que se estabelece em nós a partir de um vínculo definitivo de amor, de fraternidade e de fidelidade. Confie naquele que te ama. Quando nos sentimos amados por Deus, naturalmente vamos querer e buscar essa confiança.

Nas palavras da Bíblia percebemos que Jesus quer somente o nosso bem, com crescimento, com a vida nova, com a ressurreição, com a superação de tudo  aquilo que no passado não valeu a pena... É sempre uma palavra amorosa. É essa confiança que nós precisamos buscar diariamente para que a nossa fé passe a ser de entrega e confiança.

Pe Fabio de Melo

terça-feira, 19 de maio de 2020

CONFIANÇA

A vida nos ensina que nada pode nos enriquecer mais que ter pessoas que a gente confia. Pessoas as quais podemos contar. Coisa tão rara nos dias de hoje. As pessoas se descartam facilmente. As pessoas fingem amor. Fingem fidelidade. 
E de repente quando a gente se descobre fazendo uma experiência positiva de confiança com alguém, é como se um conforto existencial pudesse trazer um sentido muito pleno a nossa vida.

As vezes nós somos muito injustos com a gente. Quando a gente coloca metas muito difíceis de serem alcançadas. Sonhamos em ter plenitude completa. Confiar em alguém é próximo a isso. 

Quando você descobre alguém que cuida você, das suas coisas com zelo que talvez nem você consiga. Quando você abre a sua vida, abre seu coração, conta aquilo que lhe pesa. Sabendo que o outro não usará o que você conta contra você. Confiança estabelece dentro de nós uma harmonia espiritual rara.

Podemos perceber essa confiança em Salmos 3:

"Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção."

A experiência da confiança em Deus, passa o tempo todo pelas oportunidades que nós temos de perceber nossa fragilidade, nossa indigência, a nossa completude.
Ao mesmo tempo, percebendo tudo isso, a gente precisa lançar os olhos para o céu. Buscarmos realmente ser adoradores em espírito e verdade. Ele nos responderá em nosso coração, na nossa humanidade, na dimensão da nossa consciência, naquilo que temos de mais íntimo, que Deus vai nos falando, vai nos revelando, vai nos colocando no âmbito dessa confiança.

A gente confia a medida que a gente conhece. São gestos pequenos que vão indicando no que podemos confiar. É por isso que a fé em Deus, ela vai amadurecendo e colocando em nós uma confiança. 
Uma fé sem pedidos, apenas confia. Se temos uma fé pautada na confiança, não precisamos nem formular os nossos pedidos porque nós sabemos que Deus sonda as nossas necessidades. 

Boa parte das coisas que pedimos a Deus, não precisamos delas. Estes pedidos estão diretamente ligados a nossas vontades, aos nossos desejos. Seria muito mais interessante se nossa oração fosse de confiança. Dando a Deus o direito de fazer em nós aquilo que Ele sabe que nós precisamos.
Nós amadurecemos quando aprendemos a caminhar numa fé que pede menos e oferece mais. Pede menos e confia mais. A medida que você avança na sua fé, você terá menos necessidade de pedir porque você confiará cada vez mais.

Você sai do âmbito dessa troca que muitas vezes a fé parece ser. A confiança não comporta essa troca, essa relação mercantilista.
Devemos colocar nossas vidas nas mãos de Deus e entender que quando Ele diz "não", é uma forma que Ele tem de nos proteger.

Senhor tu sabes o que é melhor pra mim. Me dê esclarecimento. Proteja-me das ciladas do demonio, para que eu não me desvie do caminho que me levará ao lugar que o Senhor gostaria que eu chegasse.

Pe Fábio de Melo






segunda-feira, 18 de maio de 2020

O agir de Deus é lindo


Filipenses 2. 13

Pois é Deus que efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar de acordo com a boa vontade dEle. Deus está agindo na sua vida mesmo que você não esteja percebendo esse agir. Muitas vezes nós não temos paciência para esperar a ação de Deus. Ficamos ansiosos queremos que em todo tempo aconteça algo diferente e grandioso conosco, sendo que, o maior presente que poderíamos receber de Deus nós já recebemos que é a salvação em Cristo.  Mas passamos a vida inteira correndo atrás das coisas desse mundo. 

Deus opera na maioria das vezes em silêncio. Paulo escreveu aos Filipenses para que eles não ficassem ansiosos, mas que levassem os seus pedidos a Deus pela oração e súplica com ação graças. Temos toda liberdade de nos achegarmos a Deus e pedir o que desejamos que aconteça, mas façamos isso com coração grato pelo que Ele já tem nos dado.

Aprenda a confiar em Deus. Não se desespere diante dos problemas que tiver que enfrentar. Se a sua benção ainda não chegou ou se o seu milagre não aconteceu, não quer dizer que Deus se esqueceu de você ou que Ele te abandonou. Temos que ter a consciência que Deus sabe o que é melhor pra nós. Ele sabe qual é o momento certo de agir.
As pessoas dizem que Deus tarda mas não falha. Isso não é verdade. Ele não tarda, Ele chega no momento certo. Nós é que somos impacientes e queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito e no nosso tempo.

Quantas vezes fomos obrigados a dar alguns passos para trás ou a abandonar temporariamente nossos planos, sem entender qual é o propósito disso. Saiba que Deus está no controle de tudo. Confie no Senhor, a nossa visão das coisas é limitada. Deus não vê somente o nosso presente, Ele enxerga o futuro e está nos guiando por um caminho muitas vezes tortuoso aos nossos olhos, mas que certamente é o melhor.

Se Deus já disse para você se aquietar, não adianta fazer as coisas do seu jeito. Eu creio que Deus pode transformar as circunstâncias ao nosso redor. Ele pode reverter a maldição em benção. Ele pode nos sustentar em meio aos desertos da vida. Por isso tenha fé. O Senhor é contigo. E Ele tem um plano maravilhoso um propósito eterno para você e para sua família.

Minuto com Deus

Devocional Exodo 9


  • Minha leitura Bíblica de hoje:  
Exodo capitulo 9
  • Hoje quero agradecer por:
Pela cura dos que estavam enfermos
  • Pedidos de oração:
União, amor, paz
O que eu li:
Depois o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força os detiveres,
Eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.
E o Senhor fará separação entre o gado dos israelitas e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos filhos de Israel.
E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará o Senhor esta coisa na terra.
E o Senhor fez isso no dia seguinte, e todo o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.
E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo.
Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai vossas mãos cheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó;
E tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras, nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.
E eles tomaram a cinza do forno, e puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu; e tornou-se em sarna, que arrebentava em úlceras nos homens e no gado;
De maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos os egípcios.
Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.
Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra;
Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Tu ainda te exaltas contra o meu povo, para não o deixar ir?
Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.
Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre eles, e morrerão.
Quem dos servos de Faraó temia a palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
Mas aquele que não tinha considerado a palavra do Senhor deixou os seus servos e o seu gado no campo.
Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
E havia saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde que veio a ser uma nação.
E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais; também a saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.
Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.
Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do Senhor.
Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.
E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
Mas o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos.
Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, e estendeu as suas mãos ao Senhor; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra.
Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.
Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moisés.


Lições que aprendi:
  1. Existe algum conflito difícil que você precisa enfrentar repetidas vezes? Não desista quando tiver certeza de que esta é a coisa certa a fazer.
  2. A persistência é recompensada.
  3. O Faraó escolheu resistir a Deus.  Após uma vida de resistência a Deus, você pode achar impossível voltar-se pra Ele. Não espere o momento certo para buscar a face de Deus; aproveite agora enquanto há chance. Ao ignorar a voz de Deus continuamente, você um dia não conseguirá mais ouvi-la.
  4. Quando a mudança não é real, a pessoa causa prejuízos a si própria e aos outros.
  5. O verdadeiro arrependimento produz uma mudança de mente permanente (II Coríntios 7:10). Há, no entanto, a mudança provocada pelo medo ao invés da graça salvadora. Isto é manifestado pela sua natureza temporária (II Pedro 2:20-22).
  6. O julgamento por si só nunca produz o verdadeiro arrependimento (Apocalipse 9:20-21).
  7. Não podemos deixar de notar quão misericordioso e paciente é Deus. Antes que esta praga caísse, todos são avisados e têm oportunidade de salvar tanto a própria vida como a vida dos rebanhos.
  8. Tanto os julgamentos quanto as misericórdias têm o propósito de glorificar a Deus (Romanos 9:21-23). 
  9. Nossa fé é fortalecida pela lembrança dos grandes feitos de Deus (Romanos 15:4).
  10. Por natureza o orgulho nos impede de humilhar-nos perante Deus. O curvar-se perante Deus ocorrerá na salvação ou no julgamento (Filipenses 2:9-11)..
  11. Quando Satanás não consegue causar uma rebelião completa contra Deus, ele tenta mais sutilmente nos desviar da vontade dEle..
  12. Que possamos aprender de tudo o que vimos que a única adoração aceitável é aquela que envolve todo o nosso coração e uma total obediência á Deus.

domingo, 17 de maio de 2020

SETE COLUNAS QUE SUSTENTAM A FAMÍLIA


Provérbios 9. 1

A sabedoria construiu sua casa. Ergueu sete colunas. 
O número de famílias em crise tem crescido consideravelmente. O que tem acontecido de errado?  Quais são os motivos que tem levado tantas famílias a destruição? 

A família é o lugar onde são formados os indivíduos de uma sociedade. Uma família bem estruturada vai formar indivíduos saudáveis. Mas uma família desestruturada vai gerar pessoas problemáticas.

Deus planejou a família para ser um lugar de paz, amizade, refrigério, cura para as feridas, ou seja, um ambiente de amor. Mas para que isso ocorra, a família tem que estar firmada em alguns pilares.

  1. O primeiro deles é a estabilidade. O ambiente familiar tem que ser composto de pessoas equilibradas espiritualmente, emocionalmente e financeiramente. A falta de estabilidade enfraquece os relacionamentos e isso poderá abalar toda a família.
  2. A segunda coluna que sustenta uma família é o perdão. Todos aqueles que um dia foram perdoados por Deus tem que estar dispostos a perdoar. Ore e peça ao Senhor para haja reconciliação e perdão na sua casa.
  3. Uma outra coluna importante na família é o fato de servir a Deus. Foi por isso que Josué disse: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Não desista de ter uma família sacerdotal. Envolva sua família com as coisas de Deus. 
  4. Uma das bases mais importantes da família é a educação Cristã. Provérbios 22.6 diz que devemos ensinar a criança no caminho que ela deve andar, para que quando crescer ela não se desvie dele. Deuteronomio 6.7 diz que devemos ensinar nossos filhos ao levantar, ao deitar, sentados em nossa casa e andando pelo caminho.
  5. A quinta coluna que sustenta uma casa é o temor do Senhor. Temor de Deus não é medo, é a reverencia que nos faz sermos obedientes a Deus. Salmos 128 diz que aquele que teme a Deus é bem aventurado e próspero.
  6. O sexto fundamento está relacionado a maneira como introduzimos a palavra de Deus na rotina da família. Somente quando a palavra estiver presente em nossos lares é que seremos bem sucedidos.
  7. O último fundamento e não menos importante é o exemplo de vida que os pais dão para os seus filhos. Pais obedientes a Deus. Vão inspirar seus filhos a serem pessoas obedientes ao Senhor.
Como anda a sua família?
Como andam os seus pilares?

Minuto com Deus

sábado, 16 de maio de 2020

DEVOCIONAL - EXODO 8


  • Minha leitura Bíblica de hoje:  
Exodo capitulo 8
  • Hoje quero agradecer por:
Por tudo que Deus faz por mim mesmo sem eu merecer
  • Pedidos de oração:
Humildade, amor, paz e união
O que eu li:
Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.
E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.
Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor.
E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?
E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus.
E as rãs apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.
Então saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou ao Senhor por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
E o Senhor fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito.
Disse mais o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
Porque se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem.
E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.
E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal.
E o Senhor fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames.
Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?
Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus, como ele nos disser.
Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim.
E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao Senhor, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao Senhor.
Então saiu Moisés da presença de Faraó, e orou ao Senhor.
E fez o Senhor conforme a palavra de Moisés, e os enxames de moscas se retiraram de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma só.
Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo.

Lições que aprendi:
  1. Faraó ainda se recusava a obedecer a Deus. Sua obstinada desobediencia trouxe sofrimento para si mesmo e para todo o país. Enquanto a persistencia é uma qualidade, obstinação é egoísmo e sempre considerada por Deus uma desobediência.
  2. quando deixar a teimosia, você poderá surpreender-se com tantas evidências da obra de Deus em sua vida.
  3. Cada praga era um julgamento sobre os deuses do Egito (Números 33:4)
  4. Estes sinais deram a Israel uma base futura para confiança em Deus (Deuteronômio 7:17-19).
  5. Os milagres sozinhos nunca mudam o coração. Tão logo a praga foi removida, Faraó novamente endureceu o seu coração. Perceba o efeito passageiro que as guerras e desastres têm sobre as pessoas de hoje.

DEVOCIONAL - EXODO CAPITULO 7


  • Minha leitura Bíblica de hoje:  
Exodo capitulo 7
  • Hoje quero agradecer por:
Por estar viva
  • Pedidos de oração:
Para que o covid-19 acabe.
Para que o mundo  viva em paz e harmonia.
Para a saúde das pessoas.
O que eu li:
Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
Assim fizeram Moisés e Arão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram.
E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei vós um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.
Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.
Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.
E lhe dirás: O Senhor Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido.
Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue.
E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue,
E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração.
E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio.
Assim se cumpriram sete dias, depois que o Senhor ferira o rio. 
Lições que aprendi:
  1. Embora os milagres nos ajudem a crer, é perigoso confiar somente neles. Satanás pode imitar algumas partes do trabalho de Deus e enganar as pessoas. Faraó prestou atenção ao milagre, e não a mensagem. Podemos evitar este erro fazendo da palavra de Deus a base da nossa fé. Nenhum milagre de Deus endossaria qualquer ensinamento contrário a sua palavra.
  2. O anseio por sinais espetaculares pode nos fazer ignorar os milagres mais singelos que Deus realiza a cada dia.
  3. Deus também permite tempos difíceis, trabalhos que parecem infrutíferos e até o desencorajamento, a fim de que nós percebamos qual é a verdadeira fonte do sucesso do evangelho (II Coríntios 4:7).
  4. O Senhor pode não nos dar o mesmo conhecimento em assuntos específicos, mas aqueles que estudam as Escrituras, aprendem o que devem esperar dos homens e de Deus.
  5. O Senhor é longânimo. Ele se torna mais duro somente na medida em que o homem insiste em sua rebeldia. Lembre-se de que Moisés avisou duas vezes antes que o julgamento ocorresse.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Cada um de nós carrega o dom de ser capaz de ser feliz.



 
A vida é um sopro. A cada dia vivemos mais assustados. Parece que a gente não percebe o tempo passar. Em um dia a gente chega, no outro vai embora. Se a gente não tem a percepção do momento presente, tudo isso parece um sopro.
Devemos compreender a vida como uma oportunidade única e irrepetível. Muitas vezes temos a incapacidade de perceber e aproveitar nosso cotidiano. Ficamos ansiosos para chegar o fim de semana, como se a semana em si, fosse um peso, um fardo a ser levado. E que somente no momento em que iniciamos o fim de semana é que a gente tem algum alento.
Talvez o problema esteja em nós não percebemos o valor dos processos. Fatos que se entrelaçam por um objetivo. 
Se não tivermos a sabedoria necessária na vida para entendermos que tudo na vida é processo, nós vamos viver querendo apenas o resultado das coisas. E não é assim, se eu não me alegrar no processo, a felicidade não será possível pra mim.
Você tem que ter um sentido na vida.  Quando você mantém vivo esse objetivo, você começa a saborear o processo. Mesmo que nem sempre eu tenha resultados daquilo que eu faço. Mas eu preciso descobrir uma satisfação naquilo que eu faço.
Enquanto estou esperando estou construindo aquilo que eu espero. É uma esperança operante
Pe Fábio de Melo

SENHOR, AUMENTA NOSSA FÉ


Lucas 17.5
Os apóstolos disseram ao Senhor:
Aumenta nossa fé.
A fé está ligada a alguns fatores importantes da nossa vida espiritual, a Bíblia diz que nós somos salvos por meio da fé, que nós vivemos por ela. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Os discipulos de Jesus talvez tenham percebido a importancia da fé e por isso pediram que Jesus aumentasse a fé deles.
O escritor do livro de Hebreus descreve a fé como a certeza daquilo que esperamos e aprova das coisas que não vemos.
Fé é acreditar naquilo que ouvimos, é confiar naquilo que Deus nos deixou escrito na sua palavra, é aceitar que a Bíblia é a palavra de Deus revelada ao homem e tomar posse das suas promessas.
É reconhecer a Bíblia como única regra de fé e prática. Quando temos fé, fica mais fácil enfrentar as tribulações dessa vida, pois temos certeza que Deus está no controle de tudo e que no final Ele nos dará a vitória.
A fé não permite que entremos em desespero mesmo que as coisas tenham saído de nosso controle, pois cremos que em tudo há um propósito maior e divino.
Se quisermos que a nossa fé seja aumentada temos que nos dedicar mais a palavra do Senhor. Pois as escrituras dizem que a fé vem pelo ouvir. E o ouvir pela palavra de Deus.
Dedique um tempo maior do seu dia para ler a Bíblia. Peça ao Espírito Santo que te dê sabedoria para entender cada passagem e deixe que o seu caráter seja transformado conforme a vontade de Deus.
A melhor maneira de gerarmos uma fé genuina e sólida é pelo contato com a palavra de Deus.
Paulo escreveu aos Efésios sobre o escudo da fé, dizendo que Ele nos permite apagar todos os dardos inflamados do maligno. Significa que quando o inimigo quiser lançar sentimentos ruins na nossa mente, nós vamos estar tão contagiados pela palavra de Deus que esses dardos não vão nos atingir e poderemos prosseguir em nossa caminhada cristã rumo ao alvo que é Cristo.
A fé nos dá segurança, ela nos faz firmes e inabaláveis no dia mau.
Esteja firmado na fé, confie em Deus.
Minuto com Deus